05/07/16 - Alimentação orgânica – A melhor escolha para seu filho

O que escolhemos para nossa alimentação, e consequentemente para nosso corpo e saúde, é um assunto de que muito se fala atualmente e é uma preocupação que vem crescendo ano a ano. Aliás, o crescimento não é só da preocupação com o grande consumo de alimentos industrializados, cheios de aditivos químicos, mas também da busca pelo que chamamos de alimentos “naturais”, que consumimos sem preocupação, como frutas, verduras e legumes mas que muitas vezes são cultivados com o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou são ainda geneticamente modificados.

É com mais preocupação e acesso à informação que as pessoas têm passado a procurar alimentos orgânicos. Orgânico não é somente o alimento livre de agrotóxicos; para possuir o selo de orgânico, o
alimento deve ter todo seu caminho, do plantio ao processamento, livre de adubos químicos, drogas veterinários,como hormônios e antibióticos,e de alterações genéticas (como os transgênicos, por exemplo). Também não é permitido o uso de radiações ionizantes e aditivos químicos sintéticos, como corantes e conservantes, durante o processamento. Outros fatores incluem a autosustentação do agricultor e a certeza de contribuição para biodiversidade e sustentabilidade na produção.

Quando pensamos em alimentação infantil, a preocupação é ainda maior. Essa alimentação já começa na vida intrauterina, com as escolhas que a futura mamãe faz para alimentar seu corpo e o de seu bebê ainda em formação. O alimento é vida em todos os ciclos que constituem a vida. Quando o bebê nasce, seu primeiro contato com um alimento é com o leite materno, produzido por meio dos alimentos e nutrientes que a mãe ingere.

Com 6 meses, o bebê inicia sua “independência” na alimentação, começa suas experiências com os alimentos! É nessa idade que seu corpo começa a conhecer sabores, texturas, aromas e também aprende a digerir diferentes alimentos e nutrientes. Nesse momento que se dá a formação dos hábitos alimentares, uma educação alimentar que o acompanhará para a vida toda!

Os agrotóxicos presentes nos alimentos de cultivo convencional podem desencadear processos alérgicos, pois são substâncias agressoras dentro do corpo. O organismo delicado e imaturo do bebê precisa de cuidado durante a introdução dos alimentos, minimizando assim o contato com essas substâncias. Isso é de extrema importância e reflete em sua saúde para toda a vida.

O consumo de alimentos orgânicos só traz benefícios à saúde de seu filho. Benefícios que se refletem, inclusive, na vida adulta. Nosso corpo necessita de alimento diversas vezes ao dia e o que seremos amanhã é reflexo do que comemos hoje. A alimentação orgânica é mais rica em nutrientes e em sabor. Por ser livre de substâncias químicas, a agricultura orgânica respeita a sazonalidade do cultivo de cada alimento. Tudo cresce ao seu tempo de acordo com o que a natureza quer. Assim, o cultivo orgânico faz bem também para a mãe natureza.


fonte:http://www.2mariasnutricaosaudavel.com.br/


<< Voltar para notícias