25/08/16 - Conheça os supermercados orgânicos e amigos do meio ambiente

Hoje vamos contar um pouco da história de Scott Nash. Hoje com 51 anos, o Fundador e CEO do Mercado Orgânico MOM. Ainda jovem Nash abandonou a graduação para ajudar a mãe nos negócios.

As mesmas sacolas nas quais entregava as compras dos clientes logo foram abolidas. Junto com essa medida, muitas outras em prol do meio ambiente foram tomadas. Ao longo dos anos, Nash fez do MOM um mercado com uma missão.

Feito com materiais de construção sustentáveis, as lojas oferecem estações de carregamento para carros elétricos e de reciclagem para tudo, desde baterias para calças de ganga. As garrafas d’água também foram proibidas. Toda a sua produção é orgânica.

No ano passado, a empresa doou mais de US $ 500.000 para mais de 30 organizações sem fins lucrativos. O MOM também paga um salário mínimo de US $ 11 por hora e oferece uma série de benefícios aos empregados, incluindo subsídios para a compra de carros híbridos e elétricos, colchões orgânicos e aparelhos Energy Star.

As ideias de Scott com relação a preservação ambiental e às relações orgânicas se estendem também para dentro de seu lar. Ele mora perto de Norwood Park, com sua esposa, Suzanne, e seus três filhos, de 16, 14 e 11 anos. Lá há uma colméia de abelhas que produzem mel, uma caixa de morcego e pilhas de compostagem. É ele pessoalmente quem pega os recicláveis ​​fora das latas de lixo do parque e coloca-os em recipientes para reciclagem.

A Living Max Well fez uma entrevista com o empreendedor verde. Trazemos aqui alguns fragmentos:

LMW: O que o levou a se preocupar com comida e ambiente sustentáveis?

Scott: Eu acho que fui formado com esses valores. Minha mãe queria que eu fosse um naturalista como uma carreira qualquer que seja. Talvez um guarda florestal ou um escritor sobre estas questões. Cresci acostumado a ser membro da Sociedade Audubon. Íamos em viagens de observação de aves e caminhávamos muito. A nossa família passava o verão no Maine. Assim, com uma grande quantidade de ar livre. Mas não apenas isso, fomos criados para saber sobre poluição e ambientalismo.

Como você decide quais as questões a focar no MOM’S?

O maior problema, de longe, é a mudança climática. É por isso que estamos tão entusiasmados com a energia limpa aqui na MOM. O outro grande problema são os plásticos que poluem com nossas vias navegáveis ​​e os oceanos com lixo plástico. Depois, há as toxinas provenientes da agricultura química convencional e gramados das pessoas. Você pode colocar as coisas na terra, mas elas vão acabar na água, eventualmente. Estamos sempre procurando maneiras de proteger e restaurar o meio ambiente. Nós fazemos reciclagem de eletrônicos, enchemos os pneus das pessoas. Reciclamos baterias. Nada nunca será suficiente, mas continuamos a fazer. Estas são coisas pelas quais nós sempre trabalhamos e vamos continuar até estarmos mortos.

 

 

Embora 100% de sua produção seja orgânica, qual percentagem é local? Qual você acha que é mais importante, comer orgânicos ou comer local?

A porcentagem de produtos locais varia de acordo com o tempo. Este não é um viveiro para a agricultura local porque a temporada é curta aqui, enquanto Califórnia e na Flórida, a temporada é durante todo o ano.Levamos toneladas de material local, mas só durante alguns meses, por isso é sazonal. Acho  que ser orgânico é de longe o mais importante. Só porque ele é local não significa que é bom.

E sobre locais e orgânicos?

As pessoas chamam que o padrão-ouro. Mas eu acho que as coisas são mais complicadas do que isso. Minha coisa favorita sobre produção local é apenas ser tão fresco e bom. Eu gosto de apoiar os pequenos agricultores. Mas pessoas são pessoas, não importa onde elas vivem. Por que não apoiar um agricultor vivendo em Missouri ou Alabama? Talvez eles precisem de mais apoio do que nós.

Qual a grande diferença você acha que você está fazendo?

Eu acho que estou fazendo a maior diferença que eu posso fazer, e isso é o mais importante. Acho que algumas das pessoas que pensam as grandes corporações são ruins. São ruins porque eles se comportam mal, não porque eles são grandes. Somos a maior influência que pode haver na opinião pública. Nós na MOM não vendemos garrafas de água, por exemplo. Todos os nossos frutos do mar são sustentável. A maior diferença que fazemos é fazer com que as pessoas percebam essas coisas.




<< Voltar para notícias