22/12/17 - Perigo: o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo

No Brasil, estamos consumindo o equivalente a 7,3 litros de agrotóxicos por pessoa todo ano. No Paraná, o índice é ainda pior: chega a 8,7 litros de agrotóxicos por pessoa todo ano.

Os agrotóxicos são justamente o que o nome diz: produtos tóxicos nocivos para a saúde. Pesquisas desenvolvidas pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Ministério da Saúde – Fundação Oswaldo Cruz apontam que agrotóxicos podem causar diversas doenças, como problemas neurológicos, motores e mentais, distúrbios de comportamento, problemas na produção de hormônios sexuais, infertilidade, puberdade precoce, má formação fetal, aborto, doença de Parkinson, endometriose, atrofia dos testículos e câncer de diversos tipos.



SEGUNDO PESQUISAS, CONTAMINAÇÃO JÁ ATINGE ATÉ LEITE MATERNO
Pense em um alimento. Ele provavelmente está contaminado com agrotóxicos.

Agrotóxicos estão em frutas, verduras, carnes, leite, bebidas, produtos industrializados e em quase tudo que compramos nos supermercados. Mas não é só na alimentação. O Dossiê Abrasco, publicado em 2015 pela Abrasco, Fiocruz e outros órgãos de pesquisa, aponta que agrotóxicos já contaminam o solo, a água e até mesmo o leite materno.

Os estudos indicam ainda um dado pouco lembrado pelos brasileiros: em um único alimento, ingerimos diversos agrotóxicos diferentes. Além disso, ingerimos diariamente e durante a vida inteira. Nosso organismo não tem a capacidade de eliminar muitos deles, que vão se acumulando no corpo. Essa exposição contínua tem efeitos tão graves que nem mesmo a ciência conhece a dimensão do estrago que pode causar na saúde.

BRASIL AINDA CONSOME AGROTÓXICOS JÁ PROIBIDOS EM VÁRIOS PAÍSES
Apesar de muitos desses agrotóxicos já serem proibidos na União Europeia e Estados Unidos, no Brasil eles ainda são largamente utilizados.

Mesmo com a alta quantidade de agrotóxicos utilizada no país, o problema da fome não foi solucionado. Ao contrário do que se pensava, o uso de agrotóxicos não garante alimento para o mundo.

TROCAR AGRONEGÓCIO POR AGROECOLOGIA É UMA SOLUÇÃO
O uso contínuo de agrotóxicos acaba com a fertilidade do solo e cria um ciclo negativo: plantas cada vez mais doentes, “pragas” cada vez mais resistentes, solo cada vez mais pobre e necessidade cada vez maior de adubos químicos e agrotóxicos.

O primeiro passo para transformar essa realidade é reduzir o consumo de agrotóxicos em nosso dia a dia. Além disso, precisamos pressionar o governo por mudanças nas políticas públicas, pelo banimento dos agrotóxicos e pela implantação de uma Política Nacional de Agroecologia.

O QUE É AGROECOLOGIA?
Um sistema de produção sustentável, economicamente viável e socialmente justo. A agroecologia usa adubos naturais, mantém o solo fértil, tem alta produtividade o ano todo e gera mais empregos. É praticada principalmente por pequenos produtores familiares e movimentos agrários.

AGROECOLOGIA CONSEGUE PRODUZIR TANTO QUANTO O AGRONEGÓCIO?
Dados do Dossiê Abrasco apontam que a capacidade da agroecologia pode alcançar o dobro da produtividade do agronegócio. Com mais incentivo, a agroecologia pode produzir alimento de qualidade e em quantidade suficiente para toda a população mundial.

CUSTA MAIS CARO?
Não. Muitas vezes, os orgânicos são colocados a preços altos em supermercados. Mas comprar em feiras agroecológicas ou direto com produtores/as rurais é mais barato. Isso porque alimentos gerados em sistemas equilibrados têm um custo de produção menor do que os produzidos com compostos químicos.

 





<< Voltar para notícias